quinta-feira, 25 de junho de 2009

Qual é a música?

Existem as tristes, as alegres, as dançantes, as contagiantes. Músicas, são todas marcantes! Há aquelas que temos saudade de ouvir, e aquelas que nos trazem a mesma. Algumas do tempo dos nossos pais, outras da “juventude de hoje”. Penso que, não importa o ritmo, a melodia, a letra, e sim o momento, a ocasião em que está ouvindo-as. Depende do que está fazendo e da companhia. Pra quem está olhando, com quem está andando. Vai muito das estações do ano, da meteorologia. Varia de situações para pessoas. Aí acontece a marcação! Depois de termos uma razão pra tal, toda vez que ouvimos, pensamos, cantamos aquela música.... “ah! Essa canção me lembra isso.. aquilo, aquele, aquela” Nem sempre é doce as lembranças, as vezes vem aquele gostinho amargo. Mas é sinal de que marcou; músicas marcam! Por isso trilhas sonoras existem. Todo mundo sabe disso!

Julgo ser um filme bom, quando a musiquinha de fundo é boa. É, desde aquelas despercebidas até aquelas que o filme termina mas a música fica. Faço isso porque o que me emociona ou que me empolga num filme é a música! Ela é o meu termômetro. Choro com música, e não com o filme. Filme é filme, música é tudo.

Elas dividem minhas inspirações. Transmitem leveza, uma certa paz, um tal descontrole, traz o equilíbrio, (saca?)
Músicas não servem para ser ouvidas aleatoriamente. Isso pode soar chato, mas pra todos os acontecimentos tenho uma música, ou várias. É claro que, quando as coisas acontecem, nem sempre minha playlist está por perto. Quase nunca. E isso é o barato!

Para entender melhor fiz uma listagem de alguma das minhas músicas prediletas, ou que simplesmente marcaram tais:

*Dias de chuvas:

Dias de chuvas finas, frias e chatas. Tempestades, raios e trovões. Chuviscos.
Recomendo: Please don't stop the rain – James Morrison - O próprio título nos remete a uma sensação de que está chovendo e nos convence de que dias chuvosos são melhores! Típica música de inverno.
Free Fallin – John Mayer - Dá pra sentir os pingos da chuva caindo sobre o telhado só pela batida leve do violão. Apropriada para se ouvir dentro do carro, enquanto espera a chuvinha passar.
In my place – Coldplay – Chuvas com rajadas de vento. Wow!

*Dias de sol: São as alegres, as leves, as sertanejas (hê!)

Free – Jack Jonhson – A levada dela é perfeita para o solzinho do amanhacer. Ela te dá um ânimo, uma vontade de dar bom dia para o dia! Acompanhada de óculos escuros e muita água de coco.
Get Right – Jennifer Lopez - Me sinto dentro de um supermercado lotado em plena sexta-feira, na fila da carne. Ou comendo um pastelzinho na feira de domingo com a família. Aquele conversero total.
Mina do condomínio – Seu Jorge – Naquele sol ardido. Radiante!

*Dias de fossa:

Todo mundo já passou por uma fase fossa. Existe aquela fossa crônica, a pessoa nunca sai dela. O largar do namorado (a), a despedida de um amigo, o fora, são coisas naturais, digo, que acontecem sempre com qualquer um, mas que leva a tristezas profundas e à ações drásticas.
Por onde andei – Nando Reis – Essa foi feita pra mim!! Sabe aquela música que começa a tocar quando voce nao quer que ela toque? Porque voce sabe qual será sua reação? É essa.
Sutilmente – Skank – Choradeira total. A música é inteiramente down! Tem uma pegada suave e tocante, nos faz querer colocar no “repetir” até antes de terminar. Incrível.
Linger – The Cramberries – Ouve-se com alguém do lado. Perfeita para recordar, lembrar, reviver o passado bom, ou não.
Último romance- Los Hermanos – Vontade de roubar a cena e sequestrar a pessoa amada. Sem dizer que a música é linda, o conjunto todo.
Hands Clean- Alanis Morissette - Quando eu ouço essa, é possível que eu esqueça totalmente de tudo...

É mais ou menos isso, ou não. Se alguém tiver mais idéias, por favor, comentem!

Kisscallmesinging!

3 comentários:

  1. Sim e como marcam, pelas músicas lembro de momentos da minha vida, amigos, alegrias, tristezas, paixões, filmes.

    A música é tudo, a minha vida é uma música.
    =)

    bjuss meu anjo

    ResponderExcluir
  2. o que mais marcam a gente nos filmes são as músicas. certeza. pq imagina o filme ser perfeito e a musica não ter nada a ver ? e como se lembra da cena do filme quando vc esquece ? a musica de fundo! adoro as musicas que vc escolheu, a mais linda é a free! *-*

    ResponderExcluir